6 dicas Netflix para se informar e recuperar a energia

Quem me conhece sabe que não gosto de televisão. Nunca foi algo que me atraía.

Me recordo dessa característica ainda na infância, eram poucos desenhos que despertavam o meu interesse, e hoje, agradeço a minha mãe por exigir mais horas de estudo pela manhã, assim, meu tempo frente à televisão, foi bem limitado.

E embora a imaginação proteja o mundo infantil, em excesso pode causar muitos danos, como o temor.

E assim foi, durante parte da minha vida.

Mas, com a pandemia, percebi que existia um equívoco dentro de mim, tudo bem não gostar de televisão, mas informação é fundamental. E me dei conta de que precisava ler mais, me informar mais, me interessar pelas coisas do mundo.

Conhecimento é essencial e nos protege de muitos enganos. É preciso estar atento ao que ocorre ao nosso redor (e dentro de nós), aprender a pensar, refletir, questionar se o que é mostrado, é uma verdade ou um erro. E para que isso seja possível, é necessário conhecimento, para não nos tornarmos fantoches das notícias.

Tenho procurado assistir mais noticiário, entender o que está acontecendo, perguntar ao meu marido para saber o que pensa, se consente ou não, entender o que não compreendi, enquanto vou formando dentro de mim, conceitos reais, adquiridos pelo meu próprio esforço e inteligência.

E com essa nova realidade, descobri alguns programas no Netflix em uma categoria inventada por uma amiga, “entretenimento informativo e criativo”, (adorei) que tem me auxiliado nesse exercício de buscar a verdade, e ainda ser um programa leve a dois. Enquanto me informo, vou repondo as minhas energias, para voltar ao trabalho ou outra atividade renovada.

Vai os meus recentes favoritos.

1. Shine On with Reese

Reese Witherspoon em uma série de entrevista com mulheres criativas e empreendedoras, que podem ser muito famosas ou nem tanto, sobre seus trabalhos, propósito e impacto no mundo! Maravilhoso e inspirador. Minha carinha, rs.

2. The Goop Lab

Maravilhosa e multiempreendedora Gwyneth Paltrow leva sua equipe Goop a experimentar e compartilhar experiências fora do comum em terapias alternativas de cura e bem estar. Lindo de ver, informativo e leve.

3. Inside Bills Brain

Um documentário detalhado sobre a vida e obra de Bill Gates com foco em suas ações humanitárias e projetos de desenvolvimento sustentável. Transformador e, como era de se esperar, genial! Eu mesma não sabia de todo o seu potencial.

4. Explained

Doses homeopáticas de informação sobre os mais variados assuntos. O suficiente para fazer refletir, e decidir em quais assuntos você quer se aprofundar e descobrir se tem coerência com a realidade, se é uma verdade, ou se é apenas uma ideologia, uma crença, e até um preconceito. Eu pelo menos percebi dessa forma, e não consenti com muitos episódios.

5.Cowspiracy – o segredo da sustentabilidade

Esse documentário me ajudou a exercitar a faculdade de pensar e refletir. Será que tudo o que ouvimos acatamos como uma verdade sem nem questionarmos? As vezes é algo que vem há tantos anos, décadas, séculos, já tão enquistado em todos, que nem percebemos que as vezes estamos vivendo no engano.

6. Arremesso final

Documentário que relata a trajetória de Michael Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos. Sabe como o assisti? Com a lupa voltada para a importância da família. Pelo menos para mim, a cada dia comprovo, o quanto a educação de filhos é algo que precisa ser valorizado e requer muita atenção e esforços constantes. Assiste e me conta qual a relação que você fez com o seu sucesso e a influência positiva de seus pais.

E você? Já assistiu algum? Adicionaria algo nesta lista?

Fale com a Nina