Quais são os tipos de tricot

Quais são os tipos de tricot?

O tricot é uma técnica que faz parte do DNA Nina Cho e essa arte de entrelaçar fios com maquinários de última geração, resulta em peças de alto padrão, com toque suave e elaborado.

Tramas sofisticadas são tecidas a cada temporada.

Mas você sabe o que é tricot? Como e quando ele foi criado? Quais seus tipos? Te convido a desfrutar desse universo comigo.

Você se lembra quando viu uma peça de tricot pela primeira vez?  Bem provável que ela desde sempre esteja a sua vista, nas roupas da sua avó, das tias, amigas, da mãe, irmã…

Um dos primeiros registros do tricot na história foi encontrado na obra “Odisseia” de Homero. O ato de tricotar fazia parte do plano de Penélope para reencontrar Ulisses, já que ela iniciava uma peça e à noite a desfazia, tudo isso para adiar a decisão de seu pai para que encontre um outro pretendente.

Não se sabe exatamente quando ele foi criado, mas estima-se que as tramas existam desde o período a.C, ou seja, há bastante tempo. Mas o que podemos afirmar é que o tricot é uma arte atemporal que sempre nos acompanhou em todas as fases da moda.

A história do tricot tem vários capítulos ricos e cheios de detalhes que tornam suas tramas ainda mais primorosas e interessantes. Com o tempo, as técnicas para organizar, colorir e tricotar foram aprimoradas.

Preparada para aumentar o seu glossário de tricot e descobrir mais sobre cada tipo?

Jacquard

Um tear, algumas ideias e vários fios. O jacquard é um tipo de tricô colorido, chamado em inglês de stranded knitting. Nessa técnica, se usam fios de diferentes cores para criar desenhos e padronagens.

Os fios são “conduzidos” no avesso do trabalho, ou seja, o fio fica solto no avesso dos pontos nos quais ele não é usado. Desse modo, jacquard é facilmente reconhecido pelo seu avesso.

O resultado? Um tecido mais resistente e sendo assim com maior durabilidade, já que foi criado a partir de padronagens complexas de entrelaçamento.

Diferentes países como a Suécia, Noruega, Islândia, Letônia, entre outros, possuem seu estilo de jacquard tradicional. É interessante notar que esse tipo de tricot colorido se desenvolveu mais fortemente em regiões frias. Isso se deve ao fato de que os fios passados no avesso formam uma camada dupla, e assim, peças mais quentinhas.

A marca do jacquard são seus desenhos e padronagens que saltam aos olhos e adiciona uma dose de elegância a mais nos looks e até na decoração.

Lá vai a dica: não existe jacquard estampado. Afinal, seu desenho é criado pelo entrelaçamento dos próprios fios. Então, para conferir se seu jacquard é original, repare no avesso do produto. Você notará que a padronagem estará presente ali também.

Mas falando de estilo, as tonalidades e a composição das roupas em jacquard são verdadeiras aliadas na hora de montar uma produção. A combinação de textura sofisticada com nuances elaboradas dá um toque a mais de estilo, seja no look de trabalho quanto em um mais descontraído.

Intársia

A intársia é uma técnica na qual o fio não é conduzido no avesso da peça. Para cada cor é utilizado um novelo (ou uma bolinha de lã) diferente. Por isso, essa técnica é usada para criar desenhos maiores a partir de blocos de cor, ao invés de padronagens pequenas repetidas. Ao contrário do jacquard, a intársia funciona melhor em tricô plano.

Uma técnica usada para a elaboração de tecidos coloridos. O trabalho tem um apuro tão certeiro que muitas vezes a precisão do ponto do tricot cria uma imagem real, uma aparência de fotografia.

A intársia trabalha com blocos de cores que formam formas variadas. Essa simetria perfeita é o highlight das peças que são feitas com essa técnica de tricot. Portanto, uma peça em intársia é a garantia de adicionar uma dose mais cool ao visual tricotado.

Lurex

O tricot também tem seus dias brilhantes quando acontece o encontro com o lurex. O resultado desse match perfeito são tramas vivas e com uma dose de brilho trazida pelos fios metalizados.

Não existe uma data certa para o uso do lurex no vestuário, mas no século XIII, já existia uma forte produção desses fios. As tramas da época chamavam atenção por receberem banhos de ouro e prata, o que tornavam o lurex ainda mais precioso e diferenciado.

Os fios metálicos fazem toda a diferença no visual e ainda passam longe da mesmice. Você ainda pode aproveitar para trazê-los a produções diurnas, dando aquele toque de glamour ao dia a dia. À prova de tédio!

Rendado

Assim como a vida, a moda é arte dos encontros. Mais uma vez, um match de técnicas e fios se une para um resultado repleto de beleza. Estamos falando do tricot rendado.

A renda é mais um tecido daqueles que tem origem há muito tempo atrás, mais precisamente no século XVI. Ela começou a ser produzida na Europa, mas logo atravessou o oceano e chegou ao Brasil com a vinda dos portugueses.

As tramas elaboradas do tricot se unem à renda para criar roupas delicadas de ver e de sentir. Essa dupla deliciosa forma peças que são gostosas como um abraço leve.

O resultado? Tramas mais leves e ao mesmo tempo apuradas.

Canelado

O tricot canelado é sinônimo de conforto e elegância na medida certa. Isso porque seu toque mais macio, leve e flexível deixam a silhueta em evidência e cria um visual mais uniforme.

Por ser uma combinação de técnicas mais easy going, suas peças passeiam dos visuais mais casuais aos formais. Além disso, são atemporais e podem tranquilamente atravessar temporadas como verdadeiros coringas do armário.

Sua principal característica é a textura com nuances em relevo e outras mais baixas. Por isso, acaba ganhando uma abordagem mais esportiva e, ao mesmo tempo, ajustadas à silhueta. Para valorizar o desenho natural do seu corpo de forma moderna e comfy!

Trama aberta

Vazamentos e perfurações não são problemas quando se trata de tricots com tramas abertas. Os fios dessa técnica são combinados de forma que as roupas fiquem mais frescas e com aquele mood de primavera que tanto amamos.

Blusas e cardigans com estruturas vazadas garantem que os looks fiquem ventilados. O charme do tricot flerta com detalhes fresh e deixa tudo ainda mais cool.

Como te contei, o tricot faz parte da minha história e foi com muito gosto que trouxe mais sobre sua riqueza de detalhes.

 Agora que você já conhece mais sobre a origem dos fios e suas diferentes técnicas, é hora de escolher suas peças Nina Cho favoritas e montar seus novos looks cheio de tramas especiais.

Fale com a Nina