Abril chegou e com ele o mês do amigo. Quanta alegria sinto ao recordar cada um dos meus amigos.
Algumas amizades permanecem desde a infância, e outras, acabaram se perdendo. Porque será que isso acontece? Porque será que nos afastamos de pessoas que já foram tão especiais?
Quando ganhamos, ou compramos uma plantinha, não precisamos cuidar dela?
A amizade é como uma plantinha que eu preciso também aprender a cultivar.
Tenho amigos muito diferentes de mim, mas existe algo mágico que nos vincula. E quando eu me recordo dos momentos difíceis que já vivi, e pude contar com cada um deles, a imagem que me vem à mente muito bem retratada por um estudioso de Logosofia, assim, como eu, é de uma boia salvadora. Que surge na nossa frente quando já estamos prestes a desistir. É a mão que chega antes, para que o naufrágio não aconteça.
Existem amizades insubstituíveis, uma sublime irmandade, e quando me dei conta disso, passei a valorizar e a querer conservá-las para a vida.
As vezes nos desentendemos com um amigo, mas as recordações dos momentos felizes precisam ser mais fortes, e se aquela pessoa tem tantos valores, porque focar apenas no negativo? Pensar nisso foi o que certa vez me auxiliou a viver uma experiência diferente com um grande amigo após um desentendimento. Todo o bem que ele já havia me proporcionado, todos os momentos felizes, eram muito maiores que aquela desavença.
E permitindo que a minha sensibilidade atuasse, me recoloquei, e coloquei esse desentendimento, em seu devido lugar, ou seja, pequeno, frente a grandeza da nossa amizade. Porque deixar um aspecto negativo, interferir em uma amizade construída há anos?
Não faz muito tempo, estava me sentindo incomodada com o afastamento de uma amiga que era tão presente e atenciosa. De chegar a pensar que eu pudesse ter feito algo, e que a nossa amizade então, acabaria, era só questão de tempo. Mas o que estava acontecendo é que ela está vivendo um momento difícil da vida dela, e que não estava conseguindo responder como antes, e que eu deveria no mínimo então, ser mais bondosa e paciente, nessa espera…
Mas com essa experiência, compreendi que devo cobrar menos das pessoas, exigir menos e oferecer mais, e dessa forma a amizade se torna muito mais leve e duradoura, essa para a eternidade, sabe?
Tenho compreendido que o essencial é que o menor número de coisas afete uma amizade.
As vezes pensamos que amizade, é algo singelo, mas é de grande valor para o ser humano. Esse sentimento faz com que a humanidade continue existindo, e dessa forma, vamos aprendendo a mantê-lo e não desprezá-lo.
Que tal fazermos então o exercício de pensar em um ponto bom, que cada amigo carrega dentro de si mesmo? Valorizando o que ele tem de melhor? Ao final, me conta o que você sentiu.
“Em toda amizade deve cultivar-se o respeito, principalmente se essa amizade nos honra e é para nós sã e agradável. Sempre, em todo momento, deve reinar entre amigos um grande respeito.” (Da Logosofia)
Tenho valorizado cada vez mais a amizade na minha vida, e como homenagem ao dia do amigo, o tema desse mês é AMIZADE.
Já conferiu as novidades desse mês?
Te convido a conhecer a nova temporada e me contar o que achou. Que tal?
A sua opinião é MUITO importante para mim.