Como cuidar das peças de viscose? Deixe seu comentário

Confira nossas dicas de cuidado com essa queridinha da moda!

A viscose é um dos tecidos mais versáteis e utilizados no mundo fashion, devido ao seu caimento e conforto proporcionado, ela compõe visuais que vão desde o casual ao sofisticado.

Do que ela é feita?

A viscose é produzida a partir do processamento do xantato de celulose, extraído da madeira e outras fibras vegetais, consistente em um líquido viscoso que é submetido a uma série de processos químicos, resultando em uma fibra que imita as naturais.

O tecido ou tricot com essa composição, possui diversos benefícios e por isso ele se tornou um grande queridinho da indústria da moda.

Um deles é a suavidade das peças feitas com essa fibra. A viscose é conhecida por ser suave ao toque, o que a torna confortável de usar, especialmente em climas quentes. Outro fato que contribui muito para a boa aceitação da viscose é que as peças tendem a ser respiráveis, permitindo que a pele respire e ajudando a manter a sensação de frescor. O seu material é ótimo na retenção de umidade e, também, favorece a troca de calor com o meio. Ou seja, o calor não fica abafado entre a pele e a roupa (o que normalmente acontece com os fios sintéticos).

Visualmente, os tecidos de viscosa também agradam muito. Ela tem um brilho natural e um caimento fluido, o que a torna uma escolha popular para roupas elegantes e vestidos. E misturadas com outros fios, se torna ainda mais versátil.

Mas, você sabe como cuidar da forma correta das peças que tem esse tecido? Vem conferir!

Cuidados com as peças de viscose:

  • Lavar preferencialmente a mão ou no ciclo delicado da máquina, para preservar a integridade da fibra;
  • Evitar deixar a peça por longos períodos de molho;
  • Use água fria ou morna para evitar o encolhimento da viscose, já que ela é propensa a encolher em temperaturas elevadas.
  • Não utilizar alvejantes;
  • Se possível, use um detergente suave ou próprio para roupas delicadas para evitar danos à fibra.
  • Evite torcer e utilizar secadoras pois isso pode danificá-las. Em vez disso, pressione suavemente para retirar o excesso de água.
  • Seque as peças à sombra e do avesso;
  • Ao passar, vire as peças do avesso.
  • Para guardar, pendure ou dobre suas peças de viscose adequadamente para evitar rugas. Evite pendurá-las por muito tempo, pois a fibra pode esticar.

E uma recomendação para quando for comprar uma peça de viscose, é não compra-la muito justa ou curta. Assim como os tecidos naturais, as peças de viscose podem apresentar um pequeno encolhimento após as primeiras lavagens. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) inclusive considera normal um encolhimento de até 6% nos tecidos, então para evitar surpresas, comprar peças com uma ligeira folguinha pode evitar surpresas!

É importante conferir na etiqueta os cuidados específicos de cada peça, assim, é possível prolongar a durabilidade dos produtos, mantendo-os com aparência de novos por mais tempo.

Gostou das dicas? Esperamos que sim!
Siga nos acompanhando aqui no e-mail para mais conteúdos como esse ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nina